O aperfeiçoamento do serviço de prevenção e salvamento aquático no CBMSC a partir da análise de percepção dos guarda-vidas civis
Palavras-chave:
Guarda-vidas civis. Operação Veraneio. Salvamento Aquático. Melhoria de Processo.Resumo
Este artigo foi oriundo de pesquisa monográfica motivada pela observação do quantitativo de guarda-vidas civis envolvidos na Operação Veraneio, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, muito superior ao de guarda-vidas militares. Não havia nenhuma pesquisa ampla de cunho científico que tivesse explorado os diversos fatores que envolvem o serviço de prevenção e salvamento aquático. Observou-se que em nenhuma das operações passadas foi realizada pesquisa junto aos guarda-vidas civis com o fito de verificar suas percepções em relação aos diversos fatores que envolvem a atuação dos mesmos. Desta forma, este trabalho objetivou propor o aperfeiçoamento do serviço de prevenção e salvamento aquático que envolve os guarda-vidas civis que atuam no 1o Batalhão de Bombeiros Militar, durante a Operação Veraneio. Esta investigação científica foi entrelaçada com os conhecimentos nas áreas de: terceirização; fatores motivacionais dos guarda-vidas civis; e estudo do método de gerenciamento PDCA (com vistas à melhoria do processo de emprego desses colaboradores durante a Operação Veraneio). A metodologia aplicada foi classificada como exploratória, descritiva e teórico-aplicada, além de bibliográfica, documental e estudo de caso. O público-alvo pesquisado foi composto pelos guarda-vidas civis que atuaram na Operação Veraneio 2013/2014, no 1o Batalhão de Bombeiros Militar, aos quais foi distribuído questionário para a obtenção de suas percepções. Os resultados obtidos foram apresentados através de comentários do pesquisador com apontamentos de pontos positivos identificados, como também de pontos críticos a serem melhorados. Foram identificados extremos descontentamentos dos guarda-vidas civis quanto ao valor da indenização (remuneração) que recebem e quanto à cobertura do seguro de vida oferecida aos mesmos, mas apesar desses fatores desmotivadores, os guarda-vidas civis sentem grande satisfação na própria atividade de prevenção e salvamento aquático, o que demonstrou que a atividade em si é considerada pelos mesmos como muito prazerosa. Detectou-se também a necessidade da realização de alguns investimentos em termos de infraestrutura dos postos guarda-vidas, como também de aquisição de materiais novos e em quantidade suficiente para esses postos. Entre outras conclusões obtidas, também foram apontadas recomendações para treinamentos e outros estudos visando o aperfeiçoamento do serviço de prevenção e salvamento aquático.