Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato OpenOffice ou Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e a seguir.

Diretrizes para Autores

A Comissão Editorial da Revista aceita para publicação trabalhos considerados originais, nos idiomas português, inglês e espanhol, como artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiências.

Os trabalhos serão encaminhados aos Membros do Conselho Editorial que indicarão dois avaliadores para análise. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria e com respectivos critérios de avaliação a serem observados pelos avaliadores.

Normas editoriais

A Comissão Editorial da Revista estabelece as normas editoriais com base na ABNT NBR 6022/2003 para publicação de artigos, sendo os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, bem como informações sobre normalização e formatação:

1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: Título - Deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. Quando necessário o título pode ser seguido com subtítulo que deverão ser apresentados em letras maiúsculas, fonte Verdana, tamanho 12, em negrito e centralizado. Autores - Informar o nome do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas. Em notas de rodapé informar os seguintes: titulação; instituição; cargo/função que desempenha(m) e correio eletrônico. Resumo - incluir um resumo Informativo (NBR 6028 – Resumo), de no mínimo 100 e máximo 250 palavras, em português, fonte 10, com entrelinhamento simples, precedido da palavra Resumo negritado. Separar o resumo do nome dos autores, com um espaço em branco de 1,5cm. As palavras-chave, termos indicativos do conteúdo do artigo, separar cada termo por ponto final que deverão ser precedidos do termo Palavras-chave em negrito que deverá se separada do resumo com um espaço em branco de 1,5cm.

2 ELEMENTOS TEXTUAIS: Texto - deverá ser estruturado em: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, devendo seguir o template da revista. No caso de divisão em seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024/2012 - Numeração progressiva das seções de um documento). Para citações, utilizar o sistema Autor-data (NBR 10520/2023 - Apresentação de Citações em Documento). O texto deverá ser apresentado utilizando a fonte Verdana, tamanho 12, com espaço simples entrelinhas. Referências - As referências bibliográficas deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023/2018 – Informação e Documentação: Referências, Elaboração da ABNT.

3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS - Tradução do título - Apresentação do título em inglês. Tradução do Resumo (Abstract) - Apresentação do resumo em inglês (cerca de 100 palavras). 3.4 Tradução das palavras-chave (Keywords) - Tradução das palavras-chave em inglês. Data de entrega da submissão do artigo.

Dimensões do texto: Os artigos e relatos de experiência podem ter a extensão máxima de até 15 (quinze) laudas e mínimo de 10 laudas. Os artigos deverão ser digitados em Word (Windows) ou em ODT (BROffice), com as seguintes especificações: Verdana – Tamanho 12; papel branco tamanho A4; com espaço entrelinhas simples; com margem universal (esquerda, direita, superior e inferior) de 2 cm; parágrafo em 1,25 cm. O documento não deverá ser paginado. Para realizar a submissão do documento o autor deverá se cadastrar na Plataforma da Revista Ignis por meio do link "Acesso", e posterior “Cadastre-se no sistema”. Importante ressaltar que todo o processo desde a submissão, devolutiva dos avaliadores, bem como o aceite ou não do artigo para publicação será realizado via plataforma.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.