Diretrizes para Autores

 

A Revista Ignis aceita trabalhos de autores com titulação mínima de Ensino Superior Completo que discutam sobre temas multidiciplinares, como Segurança Pública; Gestão de Riscos, emegências, desastres e ambientais, que envolvam questões hidrometeorológicas e geofísicas; Efeitos climatológicos, meteorológicos e com impacto socio-ambientalSegurança contra incêndios; Questões relacionadas as questões a saúde mental e física, voltada ao serviços de atendimento pré-hospitalar e condicinamento físico e mental de servidores da segurança pública; Educação e ensino corporativo e administração pública; Gestão de pessoas, estudos comportamentais, liderança de equipes e liderança militar; Comportamento de estrutura e materiais relacionados a incêndios. Tais estudos abrangem as áreas da:

-  Administração Pública;
-  Engenharia e Arquitetura;
- Ciências Ambientais;
- Climatologia;
- Meteorologia;
- Hidrologia;
- Limnologia
- Comunicação;
- Tecnologia da Informação;
- Educação;
- Educação Física;
- Fisioterapia;
- Medicina;
- Enfermagem;
- Direito;
- Psicologia;
- Econômia;
- Quimica;
- Física;
- Matemática e Calculos;
- História;
- Geografia;
- Sociologia;
- e outras áreas das ciências sociais aplicadas.

A Comissão Editorial e Conselho Editorial da Revista, aceita para publicação trabalhos considerados originais, nos idiomas português, inglês, espanhol e Francês, como artigos, notas técnicas, notas de pesquisa, resenhas, ensaios e relatos de experiência A revista proporciona ainda entrevistas, dossies e edições tematicas, fomentadas pelos editores. Segue abaixo uma descrição dos materiais aceitos em cada tipologia e ao fim da paǵina encontram-se as normas editoriais.


Artigos

A Ignis aceita artigos científicos nos formatos de pesquisa teórica, revisões críticas de literatura, revisão bibliografica, revisão sistematica, revisão integrativa, revisão bibliometrica, trabalhos empíricos. Os trabalhos devem ser inéditos, ou seja, que não estejam publicados ou sendo avaliados simultaneamente em outras revistas ou órgãos editoriais nacionais ou internacionais. Ademais, devem ser  originais, trazendo novidades em relação a estudos anteriores ou preenchendo lacunas, por exemplo. Assim, devem realizar contribuições relevantes, fomentando o debate no campo de estudos que envolve a segurança pública. É responsabilidade dos(as) autores(as) garantir a autenticidade dos dados e das informações reportadas, bem como o cumprimento de preceitos da ética em pesquisa com seres humanos. 

Deverão ser precedidos por um breve resumo, em português, inglês e espanhol. Palavras-chave deverão ser destacadas (palavras ou expressões que expressem as idéias centrais do texto), as quais possam facilitar posterior pesquisa ao trabalho na biblioteca. Serão aceitos artigos escritos nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos em nossa revista, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, etc.). A simples remessa do original para apreciação implica autorização para publicação pela revista, se obtiver parecer favorável.

Sugere-se observar recomendações para a elaboração de artigos científicos nesta pagina.

 


Notas Técnicas

Configuram uma seção das edições da Revista Ignis em que se valoriza experiências de operadores(as) e trabalhadores(as) do campo da segurança pública com enfase nas atividades bombeiris. Espera-se que os trabalhos possam contribuir na construção de novos padrões de práticas profissionais na área, bem como qualificar a formulação de políticas públicas específicas. Nesta seção, são aceitos trabalhos teóricos e empíricos, que se relacionem com atividades práticas na área da segurança pública e atividades bombeiris (como uso de determinados equipamentos ou a atuação de certa equipe em circunstâncias específicas).  Sugere-se observar recomendações para a elaboração de artigos científicos nesta pagina, de modo a conferir robustez aos trabalhos.

 


Notas de Pesquisa

Configuram uma seção das edições da Revista Ignis uma publicação acadêmica breve e objetiva, destinado a comunicar descobertas preliminares, avanços metodológicos, revisões conceituais ou aspectos específicos de um estudo em andamento. Diferente de um artigo científico completo, a nota de pesquisa apresenta uma estrutura mais concisa, permitindo a divulgação rápida de informações relevantes para a comunidade acadêmica.

Seu conteúdo deve ser direto e focado na tematica da revista, abordando com clareza e precisão. são particularmente úteis para divulgar resultados preliminares de estudos em andamento, compartilhar inovações metodológicas, apresentar discussões conceituais ou fornecer insights sobre tendências emergentes. Como se trata de um formato mais ágil, a submissão e a publicação de uma nota de pesquisa podem contribuir significativamente para a atualização contínua do conhecimento acadêmico e profissional.

 


Resenhas

O objetivo é fornecer uma análise crítica e fundamentada da obra em questão e evidenciar a contribuição da obra para a área de estudo da Revista Ignis. Para isso, a resenha deve apresentar uma visão geral da obra e do autor, destacando sua relevância e contexto.deve incluir uma síntese e análise das partes, seções ou capítulos, demonstrando a estrutura e os principais argumentos apresentados. É recomendável indicar o público-alvo da obra, sugerindo para quais leitores ou profissionais seu conteúdo teria maior aplicabilidade.

 


Ensaios e relatos de experiência

Se caracterizam pela reflexão crítica e teórica sobre um determinado tema, sem a necessidade de apresentar dados experimentais ou resultados empíricos. Diferente dos artigos tradicionais, que seguem uma estrutura rígida de metodologia e análise de dados, eles baseia-se na argumentação, na revisão de literatura e na interpretação do autor sobre conceitos, teorias ou problemas científicos. O objetivo é explorar ideias e questionamentos, promovendo uma discussão fundamentada a partir de referências teóricas e práticas relevantes. Permitem maior liberdade estrutural, mas devem manter coerência e consistência argumentativa. 

 

Como parte dos critérios da Revista Ignis declaramos que são prezadas contribuições realizadas por autores externos ao Corpo editorial. Para realizar a submissão de trabalhos à nossa revista os trabalhos serão encaminhados aos Membros da Comissão e Conselho Editorial que indicarão dois avaliadores para análise. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria e com respectivos critérios de avaliação a serem observados pelos avaliadores.

Observação: O autor principal que possuir a titulação mínima necessaria, deverá realizar a submissão do texto em caso da presença de co-autores sem a titulação requerida.

 

Normas editoriais -  Artigos, notas técnicas e notas de pesquisa 

O Corpo Editorial da Revista estabelece as normas editoriais com base na ABNT NBR 6022/2018 para publicação de artigos, notas técnicas e notas de pesquisa, sendo os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, bem como informações sobre normalização e formatação.

 


ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: Título - Deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. Quando necessário o título pode ser seguido com subtítulo que deverão ser apresentados em letras maiúsculas, fonte Arial, tamanho 12, em negrito e centralizado. Título em inglês fonte Arial, tamanho 10, em negrito e centralizado.  Autores - Informar o nome do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas. Em notas de rodapé informar os seguintes: titulação; instituição; cargo/função que desempenha(m), correio eletrônico, Lattes e Orcid.

Resumo - incluir um resumo Informativo (NBR 6028/2021), de no mínimo 100 e máximo 250 palavras, em português, fonte 10, com entrelinhamento simples, precedido da palavra Resumo negritado. Separar o resumo do nome dos autores, com um espaço em branco de 1,5cm. As palavras-chave, termos indicativos do conteúdo do artigo, separar cada termo por ponto e vírgul que deverão ser precedidos do termo Palavras-chave em negrito que deverá se separada do resumo com um espaço em branco de 1,5cm.

Resumo em inglês e espanhol ou francês - Apresentação do título em inglês. Tradução do Resumo (Abstract) seguindo os critério do resumo em português de no mínimo 100 e máximo 250 palavras e tradução das palavras-chave (Keywords). A escolha da terceira língua poderá ser espanhol ou francês. Segue o mesmo padrão de titulo, resumo e palavras-chave na lingua escolhida.

ELEMENTOS TEXTUAIS: Texto - deverá ser estruturado em: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, devendo seguir o template da revista. No caso de divisão em seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024/2012 - Numeração progressiva das seções de um documento). Para citações, utilizar o sistema Autor-data (NBR 10520/2023 - Apresentação de Citações em Documento). O texto deverá ser apresentado utilizando fonte Arial 12, justificado e espaçamento 1,5. Recuo de parágrafo no texto de 1,25 cm. 

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS -  Referências - As referências bibliográficas deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023/2018 – Informação e Documentação: Referências, Elaboração da ABNT.

Dimensões do texto: Artigos devem ter uma extensão mínima de 10 (dez) e máxima de 25 (vinte e cinco) páginas. Devem ter no máximo 4 (quatro) autores. Notas de Pesquisa e Notas Técnicas devem ter uma extensão mínima de 6 (seis) e máxima de 10 (dez) páginas. Devem ter no máximo 4 (quatro) autores. 

Os artigos deverão ser digitados em Word (Windows) ou em ODT (BROffice), com as seguintes especificações: Arial – Tamanho 12; tamanho A4; com espaço entrelinhas 1,5cm; com margem universal (esquerda, direita, superior e inferior) de 2 cm; parágrafo em 1,25 cm. O documento não deverá ser paginado.

Para realizar a submissão do documento o autor deverá se cadastrar na Plataforma da Revista Ignis por meio do link "Acesso", e posterior “Cadastre-se no sistema”. Importante ressaltar que todo o processo desde a submissão, devolutiva dos avaliadores, bem como o aceite ou não do artigo para publicação será realizado via plataforma.

 

Normas editoriais - Resenhas

O Corpo Editorial da Revista estabelece as normas editoriais com base na ABNT NBR 6028/2021 para publicação de resenhas e ensaios. Serão aceitas resenhas de livros publicados primordialmente em português, podendo ser em inglês, espanhol ou francês, há no máximo três anos sobre temas relacionados à segurança pública e as atividades do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

ESTRUTURA: Devem ser precedidas pela referência do documento que está sendo resenhado. As resenhas devem fornecer ao leitor uma ideia do documento ou objeto, analisando e descrevendo seus aspectos relevantes. Devem ser compostas por uma sequência de frases concisas, sem enumeração de tópicos e devem ser elaboradas por outrem que não o autor do documento ou objeto. 

Dimensões do texto: As resenhas devem ter uma extensão mínima de 3 (três) e máxima de 5 (cinco) páginas. Devem ter no máximo 2 (dois) autores. Deverão ser digitadas em Word (Windows) ou em ODT (BROffice), com as seguintes especificações: Arial – Tamanho 12; tamanho A4; com espaço entrelinhas simples; com margem universal (esquerda, direita, superior e inferior) de 2 cm; parágrafo em 1,25 cm. O documento não deverá ser paginado. 

Para realizar a submissão do documento o autor deverá se cadastrar na Plataforma da Revista Ignis por meio do link "Acesso", e posterior “Cadastre-se no sistema”. Importante ressaltar que todo o processo desde a submissão, devolutiva dos avaliadores, bem como o aceite ou não do artigo para publicação será realizado via plataforma.

 


Normas editoriais - Ensaios e relatos de experiência

O Corpo Editorial da Revista estabelece que um ensaio e um relato de experiência se caracterizam pela reflexão crítica e teórica sobre um determinado tema, sem a necessidade de apresentar dados experimentais ou resultados empíricos. Seus objetivos são explorar ideias e questionamentos, promovendo uma discussão fundamentada a partir de referências teóricas e/ou práticas relevantes. 

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: Título - Deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. Quando necessário o título pode ser seguido com subtítulo que deverão ser apresentados em letras maiúsculas, fonte Arial, tamanho 12, em negrito e centralizado. Título em inglês fonte Arial, tamanho 10, em negrito e centralizado.  Autores - Informar o nome do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas. Em notas de rodapé informar os seguintes: titulação; instituição; cargo/função que desempenha(m), correio eletrônico, Lattes e Orcid.

Resumo - incluir um resumo Informativo (NBR 6028/2021), de no mínimo 100 e máximo 250 palavras, em português, fonte 10, com entrelinhamento simples, precedido da palavra Resumo negritado. Separar o resumo do nome dos autores, com um espaço em branco de 1,5cm. As palavras-chave, termos indicativos do conteúdo do artigo, separar cada termo por ponto e vírgula que deverão ser precedidos do termo Palavras-chave em negrito que deverá se separada do resumo com um espaço em branco de 1,5cm.

Resumo em inglês e espanhol ou francês - Apresentação do título em inglês. Tradução do Resumo (Abstract) seguindo os critério do resumo em português de no mínimo 100 e máximo 250 palavras e tradução das palavras-chave (Keywords). A escolha da terceira língua poderá ser espanhol ou francês. Segue o mesmo padrão de titulo, resumo e palavras-chave na lingua escolhida.

ESTRUTURA: Essas tipologias permitem maior liberdade estrutural, mas devem manter coerência e consistência argumentativa. Diferente dos artigos tradicionais, que seguem uma estrutura rígida de metodologia e análise de dados, essas baseia-se na argumentação, na revisão de literatura e na interpretação do autor sobre conceitos, teorias ou problemas científicos. Geralmente, apresentam uma introdução que contextualiza o tema, um desenvolvimento que articula os argumentos e uma conclusão que sintetiza as ideias discutidas.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS -  Referências - As referências bibliográficas deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023/2018 – Informação e Documentação: Referências, Elaboração da ABNT.

Dimensões do texto: Ensaios e Relatos de Experiência devem ter uma extensão mínima de 10 (dez) e máxima de 25 (vinte e cinco) páginas. Devem ter no máximo 4 (quatro) autores.

Os trabalhos deverão ser digitados em Word (Windows) ou em ODT (BROffice), com as seguintes especificações: Arial – Tamanho 12; tamanho A4; com espaço entrelinhas 1,5cm; com margem universal (esquerda, direita, superior e inferior) de 2 cm; parágrafo em 1,25 cm. O documento não deverá ser paginado.

Para realizar a submissão do documento o autor deverá se cadastrar na Plataforma da Revista Ignis por meio do link "Acesso", e posterior “Cadastre-se no sistema”. Importante ressaltar que todo o processo desde a submissão, devolutiva dos avaliadores, bem como o aceite ou não do artigo para publicação será realizado via plataforma.