PLANO DE CONTINGÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO DO CBMSC
Palavras-chave:
Plano de Contingência, Tecnologia da Informação e Comunicação, Corpo de Bombeiros Militar de Santa CatarinaResumo
As estruturas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) têm se mostrado parte do cotidiano coletivo e na esfera da segurança pública não poderia ser diferente. Com a crescente popularização das ferramentas informatizadas vêm os riscos associados à exploração das vulnerabilidades existentes, resultando em ataques cibernéticos cada dia mais frequentes. O objetivo geral deste trabalho é a proposição de um plano de contingência adequado à realidade de TIC do CBMSC. Para tanto, lançou-se mão de uma pesquisa aplicada, em face a sua implementação; qualitativa, dada sua relação dinâmica entre mundo real e os sujeitos envolvidos no processo que não pode ser traduzido em números; exploratória, já que envolve levantamento bibliográfico, explicitação do problema e análise de casos correlatos; uma pesquisa bibliográfica já que foi elaborada a partir de material já publicado. Como resultado, constatou-se que a necessidade de se estar preparado perante riscos e vulnerabilidades é essencial para uma resposta adequada às adversidades e que, apesar de se ter caracterizando um plano de contingência, é de suma importância detalhar os planos de ação, prever outros cenários de risco e conscientizar as lideranças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons e Licenciamento
A Ignis: Revista Técnica Cientifica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para as suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para ver os direitos permitidos consultar a licença completa
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.