Avaliação do desempenho de sistemas de controle de fumaça por modelagem numérica
Palavras-chave:
Incêndio, Fogo, Controle de Fumaça, Modelagem Numérica, EvacuaçãoResumo
O fogo é uma reação química que deve ser controlada, porém, quando se perde o controle há a ocorrência de danos e perdas irreparáveis, ou seja, os incêndios. Esses podem provocar enormes prejuízos às edificações, tornando as estruturas mais susceptíveis ao colapso parcial ou global e, consequentemente, colocando em risco a vida dos usuários, quer por queimaduras e ferimentos, quer, sobretudo, por intoxicação. Diante disso, este trabalho tem como objetivo o estudo de uma edificação de quatro pavimentos quanto ao dimensionamento do sistema de controle de fumaça, de acordo com as condições prescritas na regulamentação e a estimativa do tempo de evacuação de pessoas. Foram realizadas simulações de cenários de incêndio a partir de uma modelagem numérica, com a aplicação do software Fire Dynamics Simulator (FDS). Os cenários foram idealizados considerando variações no sistema de controle de fumaça, em termos de soluções de admissão e extração. O método de cálculo utilizado para estimar o tempo de evacuação de pessoas foi o desenvolvido por Nelson e MacLennan (1995). Os resultados obtidos para os diferentes cenários foram comparados e analisados de acordo com a estimativa do tempo de evacuação. A partir da análise dos resultados, foram realizadas as conclusões quanto ao desempenho dos sistemas de controle de fumaça para os cenários estudados em verificação com a normatização vigente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons e Licenciamento
A Ignis: Revista Técnica Cientifica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para as suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para ver os direitos permitidos consultar a licença completa
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.