Procedimentos para investigação de incêndios em veículos
Palavras-chave:
Perícia em veículos. Corpo de bombeiros. Investigação de incêndio.Resumo
O presente artigo foi elaborado com a pretensão de sugerir uma metodologia a ser observada durante a perícia de incêndios em veículos, uma vez que as publicações anteriores não apresentam uma sequencia de procedimentos para a realização da perícia. Como os incêndios em veículos possuem diferenças substanciais de incêndios em vegetação e edificações, a falta de procedimental específico macula a cientificidade da perícia, e deixa o perito a seu próprio critério para a realização de exames e coleta de dados, o que pode gerar certa insegurança. A metodologia sugerida foi elaborada pelo autor, com base nas normas e obras sobre o tema, com colaboração de outros peritos, que emprestaram suas experiências em casos práticos pontuais. Sugere-se que, em campo, o perito adote os seguintes passos para a realização da perícia em incêndio veicular: Segurança do local; Fotografias; Exames da área adjacente ao veículo; Marcas de combustão exteriores no veículo; Marcas da combustão interiores no veículo; Definição da zona de origem; Comparativo com veículo similar; Integridade e presença de componentes; Coleta de depoimentos; Análise do sistema de combustível e fluidos; Análise do sistema elétrico; Definição do foco inicial e agente ígneo; Definição de causa e sub-causa; Croqui do local. Sugere-se, ainda, que o perito se valha de uma lista de checagem, elaborada com base nesta metodologia, para orientação no local da perícia, a fim de não deixar nenhuma etapa sem ser observada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons e Licenciamento
A Ignis: Revista Técnica Cientifica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para as suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para ver os direitos permitidos consultar a licença completa
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.