Utilização da fluidocinâmica computacional para o estudo dos incêndios
Palavras-chave:
Fluidodinâmica Computacional. CFD. IncêndioResumo
Estudar incêndios é uma tarefa complexa, devido à grande quantidade de variáveis envolvidas no fenômeno e aos diversos processos físicos e químicos que interagem entre si. Como a simulação de eventos reais para estudo é muitas vezes inviável, uma alternativa para simular estes eventos em computador é através da fluidodinâmica computacional, ou CFD (Computational Fluid Dynamics). Fluidodinâmica computacional é uma ciência que utiliza recursos computacionais para simular eventos e solucionar equações da mecânica dos fluidos, transferência de calor e reações químicas. Após o estudo de um caso específico e a definição da abordagem teórica necessária, os dados são lançados em um software de CFD, o qual realizará o processamento dos mesmos e fornecerá os resultados ao pesquisador. Como forma de comprovar a efetividade desta ferramenta para a análise e estudo do comportamento dos incêndios, são demonstradas várias pesquisas onde o CFD foi utilizado para esta finalidade. O CFD mostrou-se uma ferramenta com potencial para ser utilizada em estudos e pesquisas que visem o aprimoramento de atividades relacionadas à segurança contra incêndio (elaboração e aplicação das normas), combate e perícia em incêndios. Por fim, os requisitos para utilização do CFD são discutidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons e Licenciamento
A Ignis: Revista Técnica Cientifica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para as suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para ver os direitos permitidos consultar a licença completa
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.