PREPARAÇÃO DO BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA PARA RESPOSTAS EM EVENTOS CRÍTICOS E DESASTRES
Palavras-chave:
Operações Aéreas. Ciclo de Defesa Civil. Desastres. Eventos críticos.Resumo
O presente artigo faz uma análise sobre o nível de preparação para resposta em eventos críticos e desastres do batalhão de operações aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O emprego nestas ocorrências do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Operações Aéreas, tem previsão constitucional, em decreto estadual e portarias. Além de uma análise bibliográfica para construção do conhecimento, foi aplicado um questionário aos militares da unidade aérea pública, visando identificar o tempo e experiências dos integrantes da tripulação e suas avaliações sobre o nível de preparação para respostas a desastres e eventos críticos. Observou-se que o Batalhão é composto por um grupo experiente e número equilibrado de Oficiais e Praças. Os integrantes se sentem preparados para respostas em eventos adversos, mas buscam o constante aprimoramento técnico profissional assim como a evolução das viaturas, aeronaves e equipamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons e Licenciamento
A Ignis: Revista Técnica Cientifica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para as suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para ver os direitos permitidos consultar a licença completa
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.