ESTUDO DE CASO: MOVIMENTO DE MASSA NA RODOVIA SC-401 EM FLORIANÓPOLIS NO ANO DE 2008
Palavras-chave:
Movimento de massa, Eventos naturais, Prevenção, Santa CatarinaResumo
Os movimentos de massa são os principais processos de alterações do relevo, causados muitas vezes pelo processo de urbanização em virtude do crescimento populacional desenfreado. Este tipo de impacto tem influência direta nas áreas mais propícias a inundações e enchentes, na maioria das vezes, provocam consideráveis prejuízos socioeconômicos e até vítimas fatais. De acordo com a velocidade e composição do material deslocado, recebe diferentes conceitos, são desencadeados por uma série de fatores naturais, porém, podem ser potencializados pela ação humana. O artigo tem por objeto a análise em campo por meio de registros feitos em 2008 e registros atuais, as consequências de um movimento de massa na SC-401, em Florianópolis. A metodologia aplicada foi qualitativa, pesquisa de campo e entrevista. Os resultados obtidos mostram que, ações preventivas associadas ao monitoramento e fiscalização tornam-se grandes aliados para que eventos como este em estudo tenham menores danos humanos, ambientais e econômicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons e Licenciamento
A Ignis: Revista Técnica Cientifica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para as suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para ver os direitos permitidos consultar a licença completa
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.