ALERTA PRECOCE DE COLAPSO ESTRUTURAL EM SITUAÇÕES DE INCÊNDIO PARA BOMBEIROS
Palavras-chave:
Colapso estrutural, Combate a incêndio, Segurança no combate ao incêndioResumo
A atividade de combate a incêndio é responsável pela maioria dos acidentes ocorridos entre os bombeiros. Entre os riscos envolvidos nesta atividade, um dos mais temidos é o colapso estrutural. O colapso estrutural ocorre de maneira repentina, tem a possibilidade de ser mortal, ocorre com pouco aviso aparente e é responsável por uma grande porcentagem dos incidentes com múltiplas vítimas (NORMAN, 2012). O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica exploratória do tema, apontando os principais indicadores de colapso estrutural iminente em caso de incêndio. Foram identificados alguns fatores relacionados às edificações, que por si só tornam estas edificações mais suscetíveis a colapso estrutural, sendo eles edifícios com idades elevadas, edifícios abandonados, edificações construídas com materiais leves (madeira e aço) e reformas defeituosas, onde elementos estruturais da construção são modificados ou até excluídos. Existem indicadores gerais que são aplicáveis a todos os tipos de edificações, e existem riscos específicos intrínsecos aos materiais utilizados na construção. O simples fato de o telhado da edificação possuir treliças, sejam elas de madeira ou de aço, é um forte indicativo de colapso iminente da edificação em caso de incêndio, bem como um incêndio generalizado em um dos pavimentos da edificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons e Licenciamento
A Ignis: Revista Técnica Cientifica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para as suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para ver os direitos permitidos consultar a licença completa
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.