Sistemas de controle de fumaça em edificações
Palavras-chave:
Segurança contra Incêndio e Pânico. Sistema de Controle de Fumaça. Instrução Normativa.Resumo
Este documento analisa os sistemas de controle de fumaça como alternativa para mitigar os números da principal causa de vítimas nos incêndios em edificações, a inalação da fumaça. Para isso, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica e documental, de modo a compreender como ocorre a produção, propagação, características e o comportamento da fumaça. Com base nisso, os sistemas de controle de fumaça foram objeto de estudo, abordando os sistemas naturais e mecânicos, detalhes de funcionamento e aspectos dos dispositivos que os compõem. Os princípios mais relevantes para a criação de uma Instrução Normativa sobre o tema, por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, resumem-se em 7 (sete) pontos. Na conclusão corrobora-se a ideia da pesquisa, apontando o sistema de controle de fumaça como uma ferramenta com potencial para auxiliar na prevenção de sinistros, evacuação das vítimas, proteção de vidas e do patrimônio. O que subsidia, por meio dos princípios identificados, diretrizes para orientar a Corporação na elaboração de uma normatização voltada ao assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons e Licenciamento
A Ignis: Revista Técnica Cientifica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para as suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para ver os direitos permitidos consultar a licença completa
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.